23 de janeiro de 2015

Arte Convida: Entrevista Paula Oliveira - Essencial



É com imenso prazer que começo essa sexta-feira trazendo mais uma entrevista para vocês. Para aqueles que gostam de um romance, apresento-vos Essencial, da autora Paula Oliveira. A jovem escritora embarcou na aventura da autopublicação e diz estar bastante satisfeita com o resultado.

Sem mais delongas vamos já conhecer mais sobre ela e seu livro, Essencial!



Nome: Paula Oliveira

Idade: 21 anos

Cidade: São Paulo - SP

Ocupação:  Atualmente dedica-se inteiramente a vida de autora enquanto almeja iniciar os estudos e carreira na área de designer gráfico

Livro: Essencial







Como e quando começou sua vida como leitora?

Minha vida como leitora começou há uns quatro anos, mais ou menos. Minha tia possuí muitos livros, e um dia quando eu estava em sua casa, gostei da capa de um deles e comecei a ler. Desde então, não parei mais.

Quando começou a escrever? O que escrevia?

Comecei a escrever há um ano e oito meses. A primeira coisa que escrevi foi um rascunho de uma ideia para um livro, que eu tinha em mente há um tempo. Essa mesma tia que me emprestou meu primeiro livro foi quem gostou do rascunho e me incentivou. Foi nele, que nasceu meu primeiro livro, o Essencial.

Você teve influências pessoais que te inspiraram a escrever quando começou, na sua família o de amigos?

Sim, essa mesma tia que citei nas outras respostas, a Cinthia Freire. Quando ela concluiu seu primeiro livro, tive inspiração para começar o meu. Meus amigos, noivo e familiares sempre me apoiaram, demonstrando sentirem orgulho do que eu faço.


Qual o seu ambiente preferido para ler? Com ou sem música? 

Um ambiente preferido é ao ar livre, com o canto dos pássaros, mas gosto de estar na minha cama. Com música e sem música, leio dos dois jeitos.

Quais são seus hobbies?

Ler, viajar e ler. Já que escrever, no momento, é minha profissão.

Você tem animais de estimação?

Sim, hoje em dia tenho apenas dois cachorros, mas já tive outros, desde periquitos a porquinhos da índia.


Quais seus gêneros preferidos e influências literárias? 

Romance. Gosto de ação e suspense, mas tem que ter romance envolvido. Carina Rissi e Samanta Holtz são duas mulheres que sei que começaram por baixo, e hoje, são essas maravilhosas escritoras. A Samanta começou como eu, independente e hoje, viaja para várias cidades com seus livros.


Algum autor/autora ou até mesmo uma obra predileta?

Um autor predileto, minha tia, a Cinthia Freire. Gosto de tudo que ela escreve, mas sou apaixonada por quase tudo que leio. Obra predileta em especial...O Essencial, meu livro (risos).

Você pensou em publicar de forma independente de início ou pensava em tentar encontrar uma editora, algo um tanto disputado hoje em dia?

Antes de chegar ao fim do meu livro, eu pensava em encontrar uma editora que não cobrasse, ou que não cobrasse muito. Mas minhas esperanças estavam se esgotando, juntamente com meu prazo de publicação que, mesmo sendo independente, coloquei um prazo em mente.

Como foi a publicação independente?

Eu costumo dizer, que a publicação independente não é difícil, ela é trabalhosa. Exige muita força de vontade e o escritor precisa ter certeza de que é isso que quer, pois irão aparecer muitos obstáculos, mas quando alcançamos o objetivo e conseguimos lançar, saber que tudo dependeu de você e não de uma editora, causa um prazer inexplicável. E ainda mais, saber que somos completamente donos da nossa obra, causa mais alegrias do que certos medos.


Você teve apoio da família e amigos?

Sempre. Desde o início, quando mostrei o rascunho, todos adoraram a ideia e me apoiaram, e “surtaram” comigo, quando os exemplares chegaram na minha casa.

Qual o seu lugar preferido para escrever?

No silêncio da madrugada, é meu lugar e horário preferido.

Você acompanha o surgimento de novos autores nacionais?

Sim, desde quando comecei a escrever, já vi muitos amigos do meu facebook, conseguirem publicar seus livros. E fico muito, muito feliz com isso.

Qual sua mensagem ou dica para novos autores que sonham em publicar seu livro?

A certeza do quer, a persistência e a coragem de encarar algo desconhecido, irão contar cem por cento nessa trajetória. Independente ou com editora, faça o que o seu coração mandar. Pense bastante e abre os olhos para tudo, desde dicas até oportunidades. Em primeiro lugar, queira divulgar sua obra, depois pense em lucros. Ah, e claro, divulgue muito, o máximo que puder. Crie páginas, grupos, sites, o que estiver ao seu alcance.


Que livro de um novo autor você indicaria?

Eu indico o livro Um Novo Amanhecer, da minha tia e nova autora Cinthia Freire. Fui a primeira a ler a obra, ainda em pdf, e afirmo ser uma história linda e muito, muito surpreendente.

Há outro tipo de arte que você aprecie e/ou também faça?

Sendo arte, aprecio quase tudo. Fotografia, música e dança, são meus preferidos, mas infelizmente não os pratico.

Para matar um pouco da curiosidade gostaria de perguntar quanto a possíveis novas obras suas, se está escrevendo ou pretende começar em breve?

Hmmm Sim... Tenho novas obras. Estou finalizando um, Jogo Proibido, tenho uma trilogia de ficção já iniciada, um livro iniciado também com uma amiga e um conto. Ou seja, de inicio, tenho mais seis histórias para serem lançadas (risos).









Ao lado uma foto do livro com os marcadores enviados juntamente pela autora. Espero que todos tenham gostado de mais uma entrevista e seguem abaixo os contatos da autora.

Contatos:


Fanpage do Livro: /livroessencial19

Facebook da Autora: /paula.oliveira.04





2 comentários:

Translate