28 de janeiro de 2015

Arte Convida: Entrevista com Michelle Paranhos - Ponto de Ressonância

Comprar: Ponto de Ressonância



Muito boa tarde a todos! É com imenso prazer que continuo essa semana compartilhando com vocês mais uma entrevista com uma nova autora nacional. Dessa vez Michelle Paranhos, autora de Ponto de Ressonância nos conta um pouco mais sobre ela, a publicação entre tantos outros assuntos.



Sobre a autora:



Idade: 42 anos

Cidade: Seropédica - RJ

Profissão/Ocupação: Professora aposentada com especialização na área de crianças com necessidades educacionais especiais, como dislexia e autismo. Agora também escritora.






Vamos à entrevista!

Como e quando começou sua vida como leitora?

Meu pai comprou uma coletânea de clássicos da literatura para minha irmã mais velha.Acho que foi presente de natal,já não me recordo.Eu ganhei um brinquedo-deve ter sido uma boneca- nem lembro de ter brincado com ela rsrs. Minha irmã mais velha não lê nada até hoje,e deu de bom grado todos os livros para mim;
Assim herdei quase trinta livros de uma só vez e eu tinha só seis anos!
E não eram livros infantis não. Li “Oliver twist”-chorei muito!-,e as “Odisseias“de Homero quase ao mesmo tempo que li “Ilíadas”.Eram leituras complexas, mas sempre gostei de desafios e sabe, ninguém disse que eu não conseguiria - então eu simplesmente li.
Minhas biografias preferidas são a vida de Auguste Rodin e a Madame Curie- acho que vem daí minha paixão pela pintura e a física.
Passei a paixão pela leitura para minha irmã mais nova, que também adora ler.

Quando começou a escrever? O que escrevia?

Eu escrevia redações para a escola,e o difícil era colocar meu pensamento em apenas 30 linhas-era uma tortura! rsrsr
Minha matéria preferida era literatura e biologia, e como eu fazia no antigo segundo grau curso de formação de professores à tarde, eu ficava entre o turno da manhã e da tarde ajudando o bibliotecário da escola.Era uma biblioteca pequena, mas com muitos livros bons.Só que ele adoeceu,e eu passei a ser a bibliotecária júnior, e levava minha função muito a serio,Então eu escrevia alguns sonetos inspirados em Oswald de Andrade,e Casimiro de Abreu nos cadernos da escola srsrs
Só na maturidade é que realmente passei a acreditar nisso como profissão

Há outros escritores em sua família?

Não. Infelizmente não.

Quais seus gêneros preferidos e influências literárias?

Romance, crônicas. Influência foram muitas mas cecília Meireles e Clarice Lispector, Leo Buscaglia, Lygia Bojunga

Algum autor/autora ou até mesmo uma obra predileta?

“A Bolsa amarela” de Lygia Bojunga- esse livro de literatura infanto juvenil marcou minha infância e  conseguiu de forma leve discutir os conflitos de uma criança.
Mas não tenho um autor preferido único- essa é uma pergunta difícil rsrs

Qual o seu ambiente preferido para ler? Com ou sem música?

O ambiente preferido é o mais silencioso possível.Eu sou bastante agitada,faço muitas coisas ao mesmo tempo e preciso me concentrar para ter uma leitura adequada ,observando bem a história e a mensagem que o autor quis transmitir.

Como foi a busca pela oportunidade de publicação?

Bem complicada.Levei dois anos para publicar.Até achar a editora que estou agora, a Autografia,e eles foram bastante gentis e fizeram um belo trabalho com este livro.Inclusive,a capa eles aceitaram usar um desenho que meu marido Gener Paggioli ilustrou para mim,compreendendo que era um pedido muito especial e que esse desenho tinha muito significado para a obra Ponto de Ressonância,porque a capa faz parte da trama.


Você teve apoio da família e amigos?

Meu apoio veio de onde menos imaginei- dos amigos da internet.Não que não tivesse recebido apoio de meus pais e familiares,mas penso que eles não acreditavam que aquele menina que adorava as aulas de literatura no colégio um dia ,depois de mãe,e já aposentada,ia querer publicar um livro!
Meu marido sempre me incentivou a escrever.Primeiro fiz um site na rede social facebook, comecei bem devagar,e surgiu a ideia desse livro.

Você acompanha o surgimento de novos autores nacionais?

Sempre.Inclusive ultimamente tenho lido autores muito bons,e ajuda a divulgar-com certeza a parte mais desafiadora de publicar um livro- com a revista  na qual sou colaboradora-Novos Escritores

Qual sua mensagem ou dica para novos autores que sonham em publicar seu livro?

Persistência. Você tem uma mensagem a dizer e seu objetivo é que ela atinja o maior número possível de pessoas,não é?Então ,não desista! Toda as profissões precisam de metas,objetivos claros.Sêneca,um  antigo filósofo grego,diz com propriedade:”À um navio que não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.Acredite !Tenha um objetivo e lute por ele!


Que livro de um novo autor você indicaria?

Equilíbrio- a vida não faz acordos  de Flávia Mariano


Há outro tipo de arte que você aprecie e/ou também faça?

Sou pintora de telas a óleo- minha técnica preferida.Trabalho com esculturas em Papel machê.Sou pianista clássica e estudei o equivalente ao segundo grau técnico na Escola Estadual de Música Villa - Lobos, no RJ

Você tem algum hobbie(s)?

Leio,toco flauta doce,e adoro acampar e fazer tirolesa! Sou escoteira,então meus fins de semana envolvem atividades bem interessantes, ora ativas como trilhas ecológicas,ora culturais como visitas a museus.Gosto muito de dormir em barraca sob um céu estrelado,ou fazer comida mateira na beira do rio ou cachoeira com gravetos colhidos no chão, usando técnicas de sobrevivência e respeito à natureza.

Você tem animais de estimação?

Muitos! Amo animais! Tenho gatos e cães que vivem em harmonia perfeita; foram educados assim, convivência pacífica, respeitando as diferenças, desde muito novinhos - e os maiores ensinam isso aos menores.Tanto que minha cachorrinha teve filhotes há dois meses e os gatos adultos brincam com os cãezinhos, sem ciúmes.

Qual o seu lugar preferido para escrever?

Com três filhos,não tenho um lugar preferido para escrever,tenho momentos rsrs.
Sempre que posso mantenho um caderninho e uma caneta disponível,porque nem sempre que tenho inspiração estou próxima ao meu PC. Então escrevo no ônibus em garranchos quase indecifráveis,ou em pé na fila do banco. Estou sempre atenta para coisas que eu possa usar de inspiração-uma fala solta ouvida de passagem, um objeto.

Há novos projetos nos quais esteja trabalhando no momento?

Estou trabalhando em dois livros.Um de crônicas e textos , desvendando o mundo de crianças com necessidades especiais, como elas pensam e sua forma bem particular de ver nosso estranho mundo.
O outro livro é um romance adolescente inspirado de uma forma bem interessante: fui buscar uma receita na internet, vi uma receita com um nome curioso, fui pesquisar a origem do prato; Uma coisa levou a outra e estava esboçado um romance juvenil que mistura aventura, magia e história do Brasil

Algum lugar do mundo que lhe aflore a imaginação, que gostaria de conhecer?

Fernando de Noronha porque o mar tem seus mistérios.Conhecemos o mundo,descobrimo novos planetas mas o mar nos encanta e ainda é tão pouco conhecido. Fernando de Noronha tem uma beleza encantadora,pelas fotos de amigos que já foram ou mesmo disponíveis na internet ;Mas quando eu for lá – e eu irei sim,um dia!-eu irei querer me integrar ao ambiente e ao povo local ,sem pressa. Dentro das pessoas também se esconde um universo pouco explorado.



Comprar: Ponto de Ressonância


E assim termino mais uma entrevista, espero que tenham gostado e deixo aqui abaixo todos os contatos da autora bem como qualquer página em que haja conteúdo referente ao seu trabalho e para comprar basta clicar aqui

Contatos:


Fanpage do Livro: facebook.com/Ponto-de-Ressonância/

Skoob: Skoob/Ponto-de-Ressonancia/

Email da autora: michellelouiseparanhos@gmail.com

Link para compra: Autografia/Ponto-de-Ressonância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate