3 de agosto de 2014

Aprender pode ser divertido e descomplicado ?

Bem,antes de começar, estou fazendo meu primeiro post do meu celular,espero que fique bom (a ausência de tempo me motivou a isto)
Estudar pode ser divertido ?
A resposta é SIM pode, mas para isto, deveríamos passar por uma reciclagem na forma como aprendemos.
Para passar o conhecimento de forma mais adequada
Quem nunca teve que estudar algo que achava muito chato ?
Aquelas matérias cheia de teorias, que você se pergunta: "pra que estou aprendendo isto ?" "Onde vou utilizar este conhecimento ?" A resposta é simples:
Pra nada e em lugar nenhum, esse é o principal problema da educação no Brasil,está cheio de conteúdo inútil que algumas vezes, são impostas pelo governo, e em outras, são inseridas nas faculdades com o termo "conhecimento" que nada mais é, do que algo que ninguém irá usar, mas, eles dizem que nós temos que saber, ou seja, algo inútil.
Vou contar algo que aconteceu comigo no primeiro período da faculdade, sou estudante de sistema de informação:
Eu tinha um professor que nos enchia de teoria, como aquilo era chato, gosto de informática, queria programar e não perder tempo com teorias inúteis. Um dia, ele ficou dois tempos seguidos só falando de teoria. Ele falou quando foi a primeira vez que o Brasil teve seu primeiro acesso a internet e também o nome da empresa. Indignado com tamanha perda de tempo perguntei : Onde irei utilizar isto ?

 Ele respondeu - você não vai usar, mas, precisa saber, então eu disse - o senhor acha que uma empresa me contrataria porque sei a história da internet ou por que sei programar ? 

Bem,ele argumentou dizendo mais uma vez sobre "conhecimento" depois disto, desisti e apenas suportei matéria até o fim do período, se passei ? Sim passei, aprendi algo ? Claro que não, não sou historiador para achar isto interessante, e exemplos como estes, estão espalhados por todos os lados. A questão é, é possível mudar isto e deixar o ensino descomplicado e até mesmo divertido ? 

A resposta é SIM

Vou lhes contar uma experiência pessoal.
Bem,estudo inglês à algum tempo, mas, não conheço muitas pessoas para praticar o idioma.
Recentemente, recebi o desafio de ensinar inglês para uma amiga que odeia inglês, e como adoro desafios, aceitei, e pensei : "Ensinando também aprendo, afinal,eu sempre digo
compartilhando conhecimento nós podemos evoluir"
Na primeira lição,ela sentiu muita dificuldade,e mal conseguia pronunciar umas três frases, eu me senti incomodado com isto. E analisei o motivo dela não entender nada,e descobri, que o motivo era eu.
Eu estava transmitindo o conteúdo,da mesma forma que eu aprendi,e que confesso que eu odiava o método de ensino do curso, pois ele passava todas aquelas regras que pareciam não ter fim e que mais confundiam do que ajudavam.

Após pensar nisto, tive uma ideia, e se eu ensinasse para minha amiga exatamente do jeito que eu gostaria de aprender ? 

Se eu passasse para ela o conteúdo que ela realmente fosse usar ? Sem "pressão" das regras, ensiná-la de forma natural e divertida ? 

E foi o que fiz,quando ela veio estudar, apliquei este método,nada de teorias desnecessárias, regras que confundem, e o principal, o modo em que ela já saísse daqui percebendo que aprendeu algo, vou dar uns exemplos, eu disse para ela:
Se você quiser perguntar para uma pessoa se ela já esteve em Paris,basta perguntar : Have you been to Paris ? (Você já esteve em Paris ?), para dizer eu fui à algum lugar,basta dizer "i went to" ex : i went to the mall last saturday(eu fui ao shopping sábado passado) e não perdi horas dizendo coisas como
"Isto é o perfect present ou isto é o past simple" e deixar o que já difícil mais complicado e tedioso
A maioria das pessoas quando não conseguem aprender algo desanimam e isto deixa o aprendizado ainda mais difícil. 

Bem para concluir,o resultado com esta minha amiga, foi impressionante ela está aprendendo muito rápido e de forma descomplicada, vendo este resultado, acredito que se o ensino no Brasil fosse voltado para a prática e transmitisse somente a teoria necessária, estaríamos num patamar muito acima do que estamos agora.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Robson, essa amiga sou é...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão.... tanto que as frases, eu ja sei mais ou menos entender o contexto......to aprendendo mesmo o.o

      Excluir
    2. Pois é,essa amiga é você kkk
      Que bom,fico feliz em saber,afinar tu é a minha melhor aluna :)

      Excluir

Translate