29 de junho de 2014

Aula de Música : Melodia, Harmonia e Ritmo

Dentro do universo musical existem três elementos fundamentais que compõem oque é entendido por música.

Esses três elementos, quando bem entendidos e respeitados, certamente proporcionarão um som bastante agradável ao ouvinte independente do conhecimento dele sobre o assunto, seja um músico profissional ou apenas alguém que escute música esporadicamente. Os elementos são melodia, harmonia e ritmo.






Melodia : Corresponde a sons que são tocados consecutivamente, ou seja, um após o outro. Sendo sons consecutivos podemos citar exemplos como :

  • A parte executada pelo cantor, a letra cantada é a melodia da música. Cada nota é cantada através das palavras uma de cada vez.
  • Um solo executado seja por um guitarrista, saxofonista, flautista etc. 

Harmonia : Corresponde a sons que são tocados simultaneamente, ou seja, tocados ao mesmo tempo. Sendo sons simultâneos podemos citar exemplos como :

  • Um acorde feito no violão, guitarra, cavaco etc. Todo acorde compõe a harmonia da música pois o acorde em sua definição é o conjunto de notas, e no caso da harmonia essas mesmas notas são tocadas simultaneamente. Essa questão de definição,formação e variação de acordes será abordada em outras postagens.
  • Quando se ouve uma banda, estamos tendo em mente a harmonia, todos os sons tocados ao mesmo tempo ainda que algum deles seja apenas uma linha melódia(a letra cantada,solo). Essa parece um pouco diferente da definição acima mas é apenas uma análise de grupo e não da parte executada por um único instrumento.

Ritmo : Corresponde a duração das notas tocadas, ao tempo em que essas notas soam, pausam e se repetem. Está claramente ligado a propriedade do som de duração abordada numa postagem passada, isso comprova como a música, por mais que seja uma arte, também está ligada a física, no caso de ondas sonoras e ressonância, resumindo, a arte está em tudo.

A partir do estudo dos ritmos foram sendo criados diferentes estilos musicais, comumente chamados de ritmos musicais, uns mais rápidos, agitados e outros mais lentos, com um certo balanço entre muitos outros.


Portanto, se você pretende começar a compôr arranjos musicais, certamente o mínimo de conhecimento desses elementos é necessário, quanto melhor entendê-los melhor será a qualidade da sua música, independente de estilo/ritmo musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate