O que é ser adulto?
Vemos que adultos são aqueles que tem experiências, que conhecem a realidade, que sabem lidar melhor com isso ou aquilo. É tudo muito instrutivo,
Mas....
Tem algo que é inquietante. Essa mania de " saber de tudo" que eles tentam mostrar tanto. Infelizmente, ser adulto, em vez de ter o papel de orientar, direcionar, apoiar e ACREDITAR foi substituído por uma ideia calculista do que é a realidade. Provas?
" Isso aí não vai dar certo. "
" Vai por mim, eu estou falando. E sei o que falo."
" Isso é passageiro."
Quem nunca ouviu frases desse tipo? Ou semelhantes? Isso é, na verdade, a dúvida embutida. O medo da não segurança. Descrença. Em momento nenhum, afirmo que os conselhos, as dicas, não sejam importantes. Elas são e muito úteis! Mas quero frisar o quanto esse " ser adulto" torna as pessoas mais desacreditadas, frias. E faz um mal eterno, principalmente para as futuras gerações. Os adultos só veem "coisas de adultos".
E como nesse trecho de um livro que gosto bastante, diz assim:
" As pessoas grandes são assim..
. Elas adoram os números...
Somente assim julgam conhecê-lo." , O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry.
Concordo. Eles só tem a mesma visão de sempre e julgam o tempo inteiro com base na mesma ideia. Não filtram as mentes. Não aceitem estar errados. Não aceitam ver que alguém ACREDITA. Não conseguem ACREDITAR.
Por que não podemos ter responsabilidades sem abandonar nossos sonhos, nossos riscos saudáveis?
Por que não podemos ter responsabilidades e correr atrás de algo que se queira e acredite?
Acredito que ser adulto é uma junção do Eu Homem e o Eu menino. Não tem melhor ou pior. Os dois se completam. E falando desse livro, gosto dele porque ele reflete sobre essa e outras questões. Não é o tamanho da responsabilidade em si que torna alguém adulto ou meramente uma idade, mas como ela direciona suas atitudes, seu eu, diante do mundo e acima de tudo, sem abandonar o seu Eu sonhador, seu Eu menino e tudo aquilo que nos completa como seres humanos.
Podemos parar de ser Sabichões e começar a Ser realmente adultos?
Um canal para expressar nossas ideias,opiniões, sentimentos sem medo, sem receio pois na vida não há nada que não possa ser expresso, seja nossa vida com arte e tal arte seja sempre com vida.
18 de julho de 2014
12 de julho de 2014
Projeções Ortográficas, Diedro e Vistas
Um objeto pode ser representado através de Perspectiva e de Vistas Ortográficas. A diferença entre elas é que a Perspectiva representa o objeto da forma que o observador o vê, e as Vistas Ortográficas representa o objeto como ele realmente é, respeitando todas as suas medidas em planos ortogonais.
Todos os objetos ao lado estão em Perspectiva, e a partir dela podemos criar as Vistas Ortográficas seguindo algumas regras que serão apresentadas a seguir.
As vistas ortográficas são representações ortogonais do objeto em diferentes planos de projeções. Os planos são :
- Vertical
- Horizontal
- Lateral
O plano vertical diz respeito as vistas frontal e laterais. O plano horizontal diz respeito a vista superior.
Analisemos a figura :
A partir da figura acima é possível compreender que cada vista ortográfica se dá de acordo com determinados pontos de vistas do observador.
Essas não são as únicas projeções ortográficas existentes porém são as mais usadas, e em alguns casos não haverá necessidade de usar todas elas.
I = Inferior
Ld = Lateral Direita
F = Frontal
S = Superior
LE = Lateral Esquerda
P = Posterior
Perceba que a vista frontal mostra as faces A, B e C.
A vista lateral mostra as faces F e G.
A vista superior mostra as faces A, D e E.
Perceba que a partir da vista frontal foram traçadas linhas auxiliares (vermelhas) que indicam os limites do objeto e o local de algum detalhe, nesse caso o degrau. Dessa forma, nessa peça, não haveria necessidade de saber a distância em que começa o degrau na vista lateral esquerda pois a partir da linha auxiliar já se encontra a localização do mesmo.
Na arquitetura, os planos verticais ( vistas frontal e laterais) são chamados fachadas e também de elevação.
Já o o plano horizontal ( vista superior ) é chamado planta ( baixa, cobertura etc ).
As linhas contínuas são usadas para detalhes visíveis e as tracejadas para detalhes não visíveis.
Vejamos agora uma aplicação de tudo isso num desenho arquitetônico.
Perceba que as linhas auxiliares fornecem exatamente o ponto em questão em cada vista específica.
Qualquer dúvida entre em contato comigo através do meu perfil aqui no blog onde encontrará meus contatos. Agradeço a atenção de todos e espero ter ajudado. Até mais !!
- Perspectiva :
Fonte: http://dc417.4shared.com/ |
Todos os objetos ao lado estão em Perspectiva, e a partir dela podemos criar as Vistas Ortográficas seguindo algumas regras que serão apresentadas a seguir.
- Vistas Ortográficas :
As vistas ortográficas são representações ortogonais do objeto em diferentes planos de projeções. Os planos são :
- Vertical
- Horizontal
- Lateral
O plano vertical diz respeito as vistas frontal e laterais. O plano horizontal diz respeito a vista superior.
Analisemos a figura :
Vista Frontal Vista Superior Vista Lateral Esquerda |
A partir da figura acima é possível compreender que cada vista ortográfica se dá de acordo com determinados pontos de vistas do observador.
Essas não são as únicas projeções ortográficas existentes porém são as mais usadas, e em alguns casos não haverá necessidade de usar todas elas.
Como decidir a orientação das vistas
A orientação das vistas, no Brasil, segue as regras do 1º Diedro, ou seja, vista frontal no centro, vista superior abaixo da frontal e as vistas laterais ao lado da vista frontal, como mostra a figura abaixo :I = Inferior
Ld = Lateral Direita
F = Frontal
S = Superior
LE = Lateral Esquerda
P = Posterior
Por qual vista começar e como escolhê-las
Ao fazer um desenho seguindo essas regras, escolha como vista frontal aquela que forneça o maior número de detalhes do objeto e a partir dela faça todas as outras vistas em suas respectivas posições. Sendo assim :Perceba que a vista frontal mostra as faces A, B e C.
A vista lateral mostra as faces F e G.
A vista superior mostra as faces A, D e E.
Linhas Auxiliares
As linhas auxiliares servem para que o desenhista não perca tempo tentando encontrar determinados pontos numa vista, pois os mesmos podem ser traçados a partir da vista frontal. Exemplo :Fonte: http://www.geocities.ws/ |
Perceba que a partir da vista frontal foram traçadas linhas auxiliares (vermelhas) que indicam os limites do objeto e o local de algum detalhe, nesse caso o degrau. Dessa forma, nessa peça, não haveria necessidade de saber a distância em que começa o degrau na vista lateral esquerda pois a partir da linha auxiliar já se encontra a localização do mesmo.
Na arquitetura, os planos verticais ( vistas frontal e laterais) são chamados fachadas e também de elevação.
Já o o plano horizontal ( vista superior ) é chamado planta ( baixa, cobertura etc ).
As linhas contínuas são usadas para detalhes visíveis e as tracejadas para detalhes não visíveis.
Vejamos agora uma aplicação de tudo isso num desenho arquitetônico.
Fonte: http://dc383.4shared.com/ |
Perceba que as linhas auxiliares fornecem exatamente o ponto em questão em cada vista específica.
Exercícios
Pratique com os objetos da figura abaixo, aplicando as vistas de acordo com o 1º Diedro escolhendo a melhor vista frontal e usando as linhas auxiliares para os limites e detalhes do objeto.Fonte: http://ciencias-geologia.blogspot.com.br |
Qualquer dúvida entre em contato comigo através do meu perfil aqui no blog onde encontrará meus contatos. Agradeço a atenção de todos e espero ter ajudado. Até mais !!
A LEI DO ESFORÇO!
A lei do esforço difere na hora do resultado. Pois, quando buscamos com perseverança, firmeza de propósito, é nula a chance de algo nos deter.
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